Foto: Divulgação (Secretaria Estadual de Saúde)
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciou a intenção de abertura, até o final do ano, de 130 leitos no Hospital Regional Centro, em Santa Maria. A notícia foi dada em reunião na Secretaria Estadual de Saúde, na sexta-feira, com a participação de secretários de Saúde de 14 municípios da Região Central. As internações serão para pacientes nas áreas de cardiologia, neurologia e traumatologia, especialidades consideradas prioritárias pelos prefeitos e secretários da região. A ação é o próximo passo do cronograma de ações para a ampliação dos serviços do regional.
Governo federal vai criar aplicativos com botão de socorro para mulheres
Conforme informações do site da Secretaria de Saúde do Estado, os custos e a projeção de captação dos recursos serão apresentados em reunião com os gestores da região, no dia 20 de março, na Capital. A estimativa do governo estadual é que sejam necessários R$ 8 milhões mensais.
O Hospital está em funcionamento com um ambulatório para pacientes com doenças crônicas há 8 meses. Segundo o Instituto de Cardiologia (IC), que administra o hospital, 1.598 pessoas foram atendidas no ano passado. O levantamento corresponde ao período entre 7 de julho e 31 de dezembro de 2018.
Hospital Universitário de Santa Maria recebe 78 médicos residentes
Os usuários são encaminhados a partir da Atenção Básica de 32 municípios da região. Além dos leitos, a segunda fase de atendimentos prevê um um ambulatório de especialidades e oferta cirúrgica em oncologia, vascular, neurologia e traumatologia. No futuro, em uma terceira fase de investimentos, existe a promessa de serviço ambulatorial de reabilitação nas áreas física, auditiva e visual. Ainda, são projetados leitos intensivos para atendimentos a queimados e cirurgias bariátricas.